Muitas pessoas não sabem o que é um Teste A/B, mas fazem algo parecido sem perceberem. O objetivo é simplesmente gerar mais resultados, definindo qual opção é melhor. Para isso, toda vez em que precisam testar a melhor opção de uma página ou anúncio, acabam criando duas opções e verificando qual a melhor delas. Posso dar um exemplo prático: imagine que você tem uma página de vendas de um produto: para testar qual a cor do botão de compra ou o tamanho do texto de apresentação, basta fazer páginas diferentes com estas opções e comparar a conversão delas.
No mundo digital, não se trata de algo simples. É necessário utilizar algumas ferramentas que fazem esse tipo de comparação por amostragem (sugiro o Crazy Egg ou o próprio Google Analytics, além do Mouse Flow, que também ajuda). No entanto, é importante entender que o conceito do teste A/B pode ser utilizado em todos os negócios e diversos tipos de ações.
Sempre pode ser melhor
O princípio do Teste A/B não é apenas para aquilo que não dá resultado: até mesmo o que vai bem pode ser sempre melhorado. O segredo é observar o que pode ser diferente, e simplesmente testar.
Uma estratégia de vendas, um anúncio – online ou off-line – e até mesmo uma postagem nas redes sociais pode ter diferentes variáveis. Imagine se a cor do texto, o público-alvo ou a imagem não podem ser diferentes, e tente fazer algo que traga ainda mais resultados. Em uma página de vendas, pode-se mudar o “call to action”, o botão para a ação, tipo do formulário, entre outras coisas. Mas é importante que essa mudança não seja feita sem nenhum controle, pois isso pode esbarrar nas variações criadas pela sazonalidade. Infelizmente, não podemos confiar em uma mudança de uma semana para a outra, pois pode haver um feriado ou variação de comportamento do público conforme o período do mês: por isso é importante passar esse controle para uma ferramenta.
Quando não se pode trabalhar com ferramentas, como é o caso do mundo off-line, o segredo é utilizar o mínimo possível de variações: tente variar apenas um fator em diferentes anúncios, estratégias e comportamentos. Tente analisar sempre, e quando definir uma variação que dá mais resultado, comece a pensar em algo que possa ser diferente e faça novos testes. O princípio do Teste A/B nunca é chegar a algo estático, mas ser sempre dinâmico.
Mais paciência, menos achismos
O mais importante de realizar testes A/B é encontrar respostas definitivas. Não adianta pensar que talvez um botão mais chamativo funcione melhor ou a “call to action” precisa ser diferente: é preciso verificar e observar o que realmente funciona. E para isso, é preciso ter paciência até obter realmente a resposta do que funciona melhor: dê o tempo necessário para fazer a análise e tomar uma decisão.
O Teste A/B é a prova de que os princípios do Marketing Digital podem servir de ensinamento para muitas outras áreas de qualquer negócio.