Para impulsionar e orientar os micro e pequenos empreendedores, o Serasa Experian lançou o Guia do Empreendedor Iniciante com explicações desde como montar um plano de negócio até captar recursos e pôr o projeto em ação. É gratuito e o acesso é pelo site deles, através de um cadastro.
Para o plano de negócios, é importante definir o modelo de atuação: serviços e produtos para empresas (B2B) ou para consumidores (B2C), franquia, física, on-line, misto. Com isso claro, é possível estabelecer os objetivos e ser mais assertivo nas etapas, minimizando os riscos.
Minha Quitandinha: Rede de minimercados autônomos abre duas lojas no MetrôRio e passa a focar em empresas
O segundo passo é o dinheiro. Veja algumas dicas do Serasa Experian para se organizar:
Prazos e metas: Calcule o prazo para que os investimentos realizados sejam devolvidos para o negócio. Para isso, é preciso estimar o quanto a sua empresa deve lucrar nos primeiros meses, por meio das estratégias de marketing e vendas adotadas, e definir as metas de receitas e despesas mensais.
Receita: É importante presumir o orçamento mensal para manter o negócio ativo. Dentro do valor do capital inicial, deve estar também uma quantia suficiente para manter o fluxo de caixa durante determinado período. Isso vai garantir que sua empresa tenha dinheiro suficiente para pagar as contas iniciais e manter as práticas, enquanto o faturamento não se torna maior que os investimentos aplicados.
Despesas: Junto a estes cálculos acima, avalie todos os gastos que terá para abrir o negócio. Infraestrutura, compra de materiais, impostos, contratação de colaboradores, entre outros.
Estratégias para levantar recursos: O empresário pode usar alguma reserva e evitar empréstimos ou começar a poupar até chegar à quantia necessária. Pedir empréstimo é outro caminho, mas é bom ficar atento à capacidade e condições de pagamento. Também, valem a sociedade, desde que bem alinhada, e alguém para financiar o negócio.