As roupas utilizadas no trabalho estão menos formais que há cinco anos, mostrou pesquisa da OfficeTeam, empresa da Robert Half. Segundo o levantamento, 50% dos gerentes entrevistados disseram que seus funcionários usam roupas mais "descoladas".
Questionados se os funcionários da empresa estão se vestindo mais ou menos formalmente do que há cinco anos, 18% disseram muito mais informalmente e 32% um pouco menos formalmente. Completam as respostas: 33% nem mais ou menos formal, 10% mais formalmente e 7% muito mais formalmente.
"Um código de vestuário informal não significa que vale tudo. A equipe deve sempre parecer profissional e projetar uma imagem que reflita positivamente nos negócios", afirma Brandi Britton, da OfficeTeam.
Além disso, 31% dos funcionários disseram que gostariam de estar em uma empresa com um código de vestuário de trabalho mais casual. Outros 27% são a favor de um código de vestuário casual ou que não exista código. Já 18% gostaria de trabalhar em uma companhia com um código de vestuário mais formal.
Mesmo com esse desejo de liberdade, ainda existem limites para um traje de escritório aceitável. Quando os gerentes foram questionados sobre a violação do código de vestuário mais comum no trabalho, 47% responderam roupas excessivamente informais, seguido por mostrar muita pele (32%). Completam as respostas: tatuagens ou piercings visíveis (6%), pelos faciais (5%), uso excessivo de acessórios (4%), ter muitas cores de cabelo ou estilos (3%) e não sabem/ não responderam (3%).
"Os funcionários devem ver as diretrizes da empresa e ver o que os colegas estão vestindo. Algumas companhias são mais formais do que outras", afirma Britton.