No pós-pandemia, 69% dos brasileiros diminuirão idas a lojas

Fonte: O Globo
15/07/2021
Coronavírus

A pandemia da covid-19 está mudando os hábitos de consumo em todo o mundo. Depois da pior crise desde a Segunda Guerra, a disposição para frequentar lojas físicas está diminuindo, enquanto vem aumentando a consciência sobre o impacto das compras no planeta, segundo uma pesquisa da EY-Parthenon, a área de estratégia da consultoria inglesa EY.

Segundo o levantamento, 69% dos consumidores brasileiros dizem que reduziram as visitas a lojas físicas desde março do ano passado, quando o novo coronavírus começou a assustar o país. Uma grande parcela da população tem adotado práticas mais sustentáveis na hora de fazer compras: 65% estão adquirindo somente o essencial; 63% gastam menos em itens não essenciais; 40% trocam de marca para reduzir os gastos; e 29% trocam de marca para apoiar a economia local.

A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro, com entrevistas online, em 18 nações. Participaram 14.483 consumidores de 18 a 75 anos de todas as classes sociais, entre os quais 48% se declararam mulheres, 51%, homens, e 1%, outros. Do Brasil, foram 1.007 consumidores.

No longo prazo, a preocupação com a saúde física, mental e financeira é notável. Uma parcela de 78% da população afirma que vai estar mais ciente e cauteloso de sua saúde física, enquanto 77% adotarão postura mais cuidadosa com as suas finanças e 76%, com sua saúde mental.

As tendências menos relevantes dizem respeito à rotina doméstica. Cerca de um terço da população afirma que vai usar dispositivos domésticos acionados por voz, outro terço não vai e outro terço é indiferente. Essa é aproximadamente a mesma proporção do interesse em comprar mantimentos online. A vontade de trocar os móveis e eletrodomésticos é de 39% da população, mas 22% não querem e 39% se dizem neutros.

Esses dados ajudam as empresas a traçar as estratégias para o período de recuperação da crise – e além.

“Não basta a dedicação das empresas em ofertar melhores produtos e serviços, sua conduta na sociedade também tem muito valor para a grande maioria dos consumidores”, diz a EY-Parthenon na pesquisa. “Produtos mais sustentáveis – que melhoram a saúde e o bem-estar das pessoas enquanto contribuem para impactos positivos na sociedade − terão destaque no novo normal.”

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