Mais de 50% das empresas exportadoras no Brasil pagam mais impostos do que deveriam por não aproveitar corretamente os benefícios fiscais e aduaneiros disponíveis, aponta um estudo da Becomex, consultoria da área tributária e operações internacionais. Contudo, é possível rever esse crédito de algumas formas.
O vice-presidente da Becomex, Rogério Borili, lembra que a carga tributária é alta e muito complexa no Brasil e impacta diretamente nos custos de um negócio. "A recuperação de impostos é um caminho para reduzir custos. Porém, é preciso se livrar dos mitos e investir em estruturas que vão garantir benefícios fiscais seguros e que podem impactar na competitividade da empresa", destaca Borili.
Conforme o tributo ou a forma de recuperação, é possível recuperar os últimos cinco anos atualizados com a taxa Selic acumulada desde o momento do fato gerador. As possibilidades de reaver esses tributos são significativas. A empresa pode realizar um trabalho em toda sua cadeia com o objetivo de apurar todos os benefícios fiscais e aduaneiros (se for para exportação), concedidos pelo governo à indústria, exemplifica Borili.
"O ideal é fazer uma avaliação criteriosa para identificar onde os créditos são gerados dentro da empresa", complementa. Para ele, recuperar impostos é recuperar o passado que a empresa já pagou a mais e deixar de pagar no futuro. "É um direito que toda a empresa que acumula créditos tem e pode utilizar", salienta.