INSS demora 4 anos para conceder aposentadoria

Fonte: Folha de S.Paulo
10/11/2021
Direito Previdenciário

O motorista desempregado Antônio Aparecido Araújo, 63 anos, morador da Cidade Ademar (zona sul), espera desde 2017 pela sua aposentadoria.

Ele diz ter os 35 anos de contribuição. Contudo, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não está considerando alguns períodos de recolhimento e indeferiu seu pedido.

"O problema é que eu trabalhei por cinco anos em uma transportadora que descontava do meu salário o [valor da contribuição do] INSS, mas não repassava para o instituto. Quando eu saí [da empresa], processei a transportadora e depois de dez anos ganhei. Só que agora, o INSS não considera estes anos de contribuição", relata ao Agora.

Ele complementa que, na época, o instituto recebeu R$ 5.000 da empresa referentes ao período em que não pagou a contribuição do funcionário. "Para receber eles são ligeiros", critica.

Araújo conta que trabalhou cinco anos como motorista de carro-forte e que tem direito a dois anos de periculosidade. Entretanto, mesmo apresentando o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), o órgão previdenciário não contabilizou o período.

Além disso, o segurado afirma que o INSS não está considerando como tempo de contribuição o ano em que trabalhou como militar nas Forças Armadas.

"Todas as documentações estão no pedido, só que eles [o INSS] não querem reconhecer", garante Araújo. "Estou sem rendimentos, já não trabalho desde 2016. Vivo da ajuda dos outros", afirma.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: