INSS começa novo pente-fino do auxílio-doença em agosto

Fonte: Folha de S.Paulo
26/07/2021
Direito Previdenciário

Um novo grupo de beneficiários do auxílio-doença entrará no pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de agosto. Quem recebe esse benefício deve ficar atento para evitar deslizes que podem comprometer a continuidade dos pagamentos.

A convocação para a perícia médica ocorrerá prioritariamente por cartas comuns remetidas aos endereços dos 170 mil beneficiários incluídos na revisão, mas também poderá ocorrer de outras formas, como avisos por meio da rede bancária.

Ao divulgar a revisão, a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou que o início do envio das correspondências ocorreria na segunda semana deste mês, o que significa que alguns desses avisos podem já ter chegado aos destinatários ou estão a caminho.

Beneficiários que trocaram de endereço e não informaram essa mudança para o órgão, porém, podem não receber o comunicado. E quem não responde à convocação pode ter os pagamentos suspensos e até perder o benefício. Situações que podem ser evitadas pela atualização de cadastro pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Quem está afastado do trabalho porque está temporariamente incapacitado por um acidente ou doença deve dispor de documentos que comprovem o tratamento, como exames, receitas médicas e, principalmente, relatórios médicos recentes. É essa documentação que será analisada pela perícia médica da Previdência.

Para completar a lista de cuidados básicos com o pente-fino, ao receber a convocação, o beneficiário deve agendar o exame em até 30 dias e comparecer à agência onde a perícia será realizada na data e hora marcadas.

O resultado da perícia também fica disponível no Meu INSS a partir das 21h do dia do exame. Ao fazer a consulta, é possível verificar a informação sobre a análise do perito na opção “Laudos Médicos”, que pode oferecer informações úteis caso o segurado precise recorrer de uma decisão contrária.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: