Afinal, o que é Endormarketing e pra que ele serve? Antes dos clientes, as empresas lidam com um público tão estratégico quanto: os colaboradores. Realizar ações para as pessoas que trabalham na empresa, desde a ponta, no balcão, até o chão da fábrica e os escritórios, não traz apenas ganhos motivacionais. É preciso lembrar que, antes de colaboradores, eles também são clientes e têm redes de familiares e amigos.
Endomarketing, grosso modo, nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações de marketing voltado para o público interno. A prática do endomarketing traz vários benefícios para a empresa, tais como:
· redução da rotatividade e turnover;
· melhoria do clima organizacional e da motivação;
· melhoria da percepção da empresa pelos colaboradores;
· potencial incremento do marketing boca-a-boca, dada a influência dos funcionários junto aos familiares e amigos;
· aumento da eficácia da comunicação interna;
· aumento da produtividade;
· alinhamento dos funcionários ao core business;
· otimização do valor da marca.
As vantagens de utilizar o Endomarketing
Grandes empresas já perceberam a importância dessa estratégia e aplicam o endomarketing na agenda estratégica. A Portobello, fabricante brasileira de revestimentos cerâmicos, criou ações lúdicas para comunicar um novo plano de cargos, carreiras e salários e enfatizando os benefícios da qualificação continuada. Foram utilizadas ferramentas como histórias em quadrinhos, jogo de tabuleiro e cartilhas explicativas.
Entre 2010, ano da implantação do programa, e 2014, a produtividade da mão de obra na empresa teve um aumento de 31%. Em um cenário de baixa qualificação geral dos trabalhadores, a ação de endomarketing foi fundamental para estimular o público interno e vender mais.
A norte-americana Best Buy, por sua vez, decidiu criar uma rede social interna após perceber o alto turnover entre os funcionários mais jovens. Ali, é possível gerar feedbacks, resolver pequenos problemas e trocar ideias em geral. Em pouco tempo, a rotatividade caiu para 12%.
A Wise Up utilizou uma estratégia mais ousada criou uma competição interna de vendas intitulada Hunting Winners. O objetivo é revelar novos talentos e executivos para dirigirem o grupo. Como num campeonato de futebol, os times competem entre si e num ranking de pontuação se classificam para uma final em que os pontos zeram e os finalistas competem pelo título.
E então, pronto para aplicar uma ação de endomarketing na sua empresa?