Em um cenário que não inspira confiança, o pensamento mais comum é: corte gastos! O grande problema é que muitas vezes, guiados pela falta de confiança que o mercado passa, muitos se esquecem de que o planejamento estratégico tem de vir antes de tudo. É nessas horas que muitas empresas cortam custos que não são simples gastos, mas investimentos que na verdade estão ajudando a empresa a sobreviver durante a crise, sem que ela mesma perceba.
Na ânsia de resolver um problema de caixa, muitos deixam de lado a estratégia e a análise sobre o que realmente é um gasto e o que é um investimento. Normalmente, a área de comunicação costuma ser a primeira afetada, sem se enxergar que esse é o verdadeiro oxigênio para os pulmões de uma empresa. É ela que garante a atração e chegada de novos clientes.
A comunicação é o braço mais poderoso de uma empresa na conquista de leads. Sem ela a empresa fica à mercê do acaso, aguardando ser lembrada por seus clientes quase que por um milagre em um mercado cada vez mais competitivo e cheio de estímulos.
Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Se você desestimula a comunicação da empresa, os leads param de chegar e você deixa de retroalimentar o seu funil de vendas, fazendo sua empresa minguar.
Pois ao contrário do que se imagina, é justamente nesse momento que se precisa reforçar a imagem e a ideia da marca na mente do consumidor. Em momentos de crise financeira é importante manter o diálogo com o público, principalmente porque este precisa sentir que a empresa ainda é sólida e confiável.
Enquanto quase todos estão se afastando, reduzindo ações, há campo aberto para novas oportunidades. Se os seus concorrentes estão se mostrando fracos, você precisa demonstrar o quanto é forte, abocanhando inclusive a fatia de mercado que antes era dele.
Em tempos assim, a comunicação bem estruturada ganha o significado de solidez, de que a empresa não se escondeu em um momento que deveria aparecer e mostrar a todos que não está sucumbindo à crise. Não deve haver temor e perda de confiança na marca. É hora de acreditar mais ainda nela!
Claro que não estamos falando de manter custos elevados e sem sentido. A comunicação deve ser trabalhada de forma coerente e estratégica, considerando o consumidor potencial. Isso vale para todos os departamentos de comunicação, seja a institucional, o marketing ou a publicidade. O importante é continuar abastecendo o seu funil de vendas.