Manter um site no ar não é tarefa fácil. Muitas vezes acabamos abrindo nossa página na web, nos acostumamos com os resultados constantes, e esquecemos das otimizações necessárias.
Porém, o ramo digital não é algo fixo e está constantemente trazendo novidades que podem ser benéficas ou prejudiciais para o seu negócio, tudo vai depender se você está ou não preparado.
Por isso, confira agora 6 dicas para saber quando seu site precisa de uma reformulação.
1. Suas páginas não aparecem no Google
O Google é um dos principais canais de pesquisa de todo o mundo, por isso, ele tem um grande potencial para fornecer tráfego para o seu site e, consequentemente, gerar conversões e vendas.
Se seu site não aparece entre os primeiros resultados do Google, com as principais palavras-chave do seu negócio, ou variações dela, você está desperdiçando o potencial do site.
Nesse caso, é necessário reformular suas páginas, principalmente com foco na criação de um site otimizado em SEO, para que você gaste cada vez menos com anúncios pagos e receba acessos por pesquisas orgânicas.
2. Seu e-commerce nunca vendeu
Se seu site é um e-commerce e desde que foi criado, você ainda não fez muitas vendas, ou não fez nenhuma, não caia na ilusão de que é necessário “um tempo” para ter sucesso na internet.
Com a divulgação feita corretamente e um SEO bem estruturado, talvez o layout da página, suas cores, fontes e tempo de carregamento não estejam facilitando a trajetória de compra do usuário.
Nesse caso, é hora de reformular o site corrigindo um erro de design por vez para entender onde estava o problema.
3. Seu site não é adaptado ao mobile
O Brasil é o 5º país em que as pessoas mais fazem uso diário de celular, e essa é uma tendência mundial, já que as tecnologias vêm se popularizando cada vez mais.
Ou seja, independentemente do nicho do seu site, seus usuários estão acessando as páginas cada vez mais pelo smartphone.
Considerando isso, é necessário adaptar o conteúdo do seu site para as pessoas que acessam pelos dispositivos mobile.
Outro ponto é que, em 2015, a Google fez uma atualização de algoritmo que passou a dar mais visibilidade a sites que que são responsivos para acessos no mobile.
Por isso, se seu site não é adaptado aos dispositivos móveis, seus usuários têm uma experiência ruim, os mecanismos do Google pode te penalizar e seu faturamento diminui.
4. O site tem muitos links quebrados ou erros 404
Com o tempo e a mudança de URLs, alguns links acabam ficando quebrados. Isso ocorre principalmente se você era inexperiente quando criou seu site e mudou muitas URLs sem necessidade.
O grande volume de links quebrados afeta o SEO e a experiência do usuário, que irá clicar em um hiperlink que não levará a lugar nenhum.
Até mesmo os erros de página 404 podem te prejudicar, por isso, é necessário reformular seu site com páginas personalizadas em caso de erro, focando em oferecer a melhor experiência para o usuário.
5. O conteúdo do site é difícil de gerenciar
Se você contratou um programador ou outra pessoa para fazer apenas a função de criar o site, mas não te orientou em possíveis manutenções e atualizações, provavelmente o código das páginas está ultrapassado e isso tornou seu site difícil de gerenciar.
Se sua dashboard, acompanhamento de métricas, informações básicas e outros elementos integrados ao seu site não são fáceis de gerenciar, você deve se preocupar com o sistema de gerenciamento de conteúdo.
Nesse caso é necessário reformular o site com uma tecnologia mais amigável para você e para outras pessoas que possam precisar alterar dados na plataforma futuramente.