Lidamos com pessoas que pensam e sentem as coisas de maneira diferente umas das outras. Isso pode ser um complicador na hora de dialogar, principalmente quando o motivo da conversa é um erro ou um comportamento indevido do funcionário. Por isso, todo gestor deve saber como dar um feedback negativo para um funcionário.
A seguir, Renato Santos, especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria, ensina como conduzir essa conversa sem que isso se transforme em uma situação de assédio.
Para ele, a prática do feedback é essencial para promover o crescimento profissional, mostrando ao colaborador os pontos nos quais ele está realizando bem o trabalho e o que pode ser melhorado. É difícil para qualquer pessoa ter uma visão completa sobre o seu desempenho, e esse retorno dá uma percepção muito mais clara. "Mesmo que essa resposta seja negativa, ela não deixa de ser importante, pois desperta o amadurecimento do trabalhador com habilidades a longo prazo, como a resiliência", diz.
Apesar da necessidade da prática, um feedback negativo pode ser uma situação estressante e desconfortável para todos os envolvidos. Mas, algumas atitudes podem ser adotadas para aliviar o momento. Confira:
Tenha uma conversa privada
Passar o feedback na frente de toda a equipe pode causar uma situação extremamente constrangedora. Se o retorno dado a outro funcionário na mesma ocasião for somente de elogios, a circunstância fica ainda pior.
Por isso, procure ter essas conversas sempre em um momento privado, preservando a imagem do funcionário. Certamente a recepção às informações será muito melhor.
Aplique a comunicação não-violenta
A comunicação não-violenta vale não só para o ambiente corporativo, como também para a vida pessoal. Quando se trata de um feedback negativo, é ainda mais necessária.
Essa abordagem de diálogo baseia-se na construção de uma conexão com a outra pessoa, evitando críticas, julgamentos e uma fala inadequada.
Por mais que os pontos a serem levantados durante a reunião não sejam positivos, a adoção desse tipo de comunicação torna a conversa muito mais produtiva.
Mostre-se colaborativo
A intenção de um feedback deve ser sempre de auxiliar com o crescimento do funcionário, dando insumos para que ele corrija os comportamentos e consiga tornar-se um profissional mais maduro e completo.
Deixe claro esse propósito. Ao compreender a motivação da conversa, o colaborador fica muito mais aberto às sugestões e absorve bem os apontamentos.
Comece pelos pontos positivos
Uma boa maneira de conduzir esse diálogo é começar pelos acertos do funcionário, criando um ambiente acolhedor e despertando a confiança. Os pontos negativos podem ser tratados como conselhos, mostrando o que pode ser feito para resultados melhores.
Nesse momento, o gestor deve também estar aberto para solucionar dúvidas, ouvir sugestões e até mesmo receber alguns apontamentos do colaborador sobre o que não está funcionando bem, atuando em parceria para que os processos sejam melhor conduzidos.
"Ao aprender como dar um feedback negativo para um funcionário, o gestor consegue provocar a sensação de pertencimento no trabalhador, mostrando que ele é parte importante para o time e para a empresa. Adotar um comportamento respeitoso é essencial para integridade da relação e para que a prática não deslize para o assédio", enfatiza Santos.