Com a perspectiva de mais um ano de crise econômica, fato esse que reduz a lucratividade e o crescimento das empresas no País, buscar estratégias para fidelizar clientes que ainda têm poder de consumo é palavra de ordem.
Atendimento diferenciado, políticas de pós-venda efetivas e a capacidade de analisar os hábitos de consumo de seu público-alvo são algumas das necessidades de um empresário nos dias atuais, segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e o primeiro passo para fidelizar clientes .
Para quem ainda tem dúvidas em como colocar em prática estratégias de fidelização de clientes o IBC elencou cinco práticas que vão tornar mais simples todo esse processo; veja:
Peça feedback
Essa é uma estratégia interessante para que as empresas consigam um retorno preciso e verdadeiro a respeito de como seus investimentos têm refletido no resultado final. Quando o cliente dá feedbacks à empresa, se torna muito mais fácil corrigir os problemas e manter a qualidade de determinado processo ou atividade.
Benefícios
Oferecer benefícios para os clientes é uma excelente maneira de conquistar e deixá-lo com uma impressão positiva para a próxima compra. Conceda descontos na próxima compra, faça um brinde da loja e entre para o consumidor após a venda e realize promoções interessantes com bastante frequência.
Preocupe-se com o seu cliente
Tenha em mente que um cliente satisfeito pode trazer outros dez ou quinze clientes novos para sua empresa apenas falando bem de seus serviços. Por isso, se preocupar com o bem-estar e a satisfação do cliente é fundamental.
Crie vínculos
Mostre a seu cliente que sua empresa está sempre disponível para fazer com que ele se sinta satisfeito e feliz, seja no ponto venda, pela internet ou telefone. Pergunte como o cliente está, descubra tudo a seu respeito e identifique suas principais necessidades. Faça com que ele se sinta acolhido e crie vínculos. Essas ações são formas eficazes que fidelizem o consumidor.
Redes sociais
Estar presente nas redes sociais – Facebook, Linkedin, Instagram, Snapchat e outras – é uma ótima maneira de se aproximar do cliente e fazer com que ele esteja sempre informado a respeito das novidades da empresa, promoções e outras informações relevantes para o cliente. Agora basta colocar em prática o que aprendeu sobre como fidelizar seu cliente.