Chegou 2020, como está o planejamento do seu negócio?

Fonte: Fato Gerador
08/01/2020
Gestão

O início de um novo ano é o momento ideal para os empresários organizarem o plano estratégico da empresa. Definir as metas e os próximos passos é fundamental para o sucesso do negócio. 

Nesse momento trabalhar com achismo é ter um plano fadado ao fracasso. Entender o panorama atual da empresa é essencial para traçar metas realistas para o ano que se inicia.

O primeiro passo é avaliar o que deu errado e o que deu certo em 2019. Procure entender os motivos tanto do sucesso quanto do fracasso, e a partir disso crie um diagnóstico da sua empresa, para só depois começar a traçar metas. Neste processo, é importante fazer uma autoanálise, para saber quais são os pontos fortes e fracos da empresa.

O passo seguinte é olhar para fora da empresa, estude projeções socioeconômicas e o cenário político, analise a concorrência, e identifique riscos e oportunidades. Saiba quais são as ameaças que o mercado oferece: novos concorrentes, novos produtos, mudança do hábito de consumo do cliente. A partir disso, defina em qual patamar a empresa pode chegar. 

Na sequência, é hora de pensar nas estratégias. Pense o que pode ser feito para que a empresa cumpra o que foi definido. Contemple quais recursos serão necessários, sejam humanos ou tecnológicos, as responsabilidades e os prazos. 

Um erro comum em relação aos prazos é concentrar grande parte das ações em um determinado período. Tente dividir as ações ao longo do ano. Assim o ritmo continuará o mesmo pelos 12 meses, sem risco da equipe desanimar.

Por fim, tenha seu planejamento sempre acessível, com todas as etapas bem detalhadas. Anote datas e dados para te auxiliar. Também é recomendável fazer um acompanhamento mensal para verificar se as metas estão sendo atingidas.

E lembre-se: para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: