Bom produto e mau atendimento: por que a empresa está falhando?

Fonte: Administradores
06/07/2017
Gestão

Se o seu produto tem boa qualidade e atende a demanda de mercado, por que seus clientes não voltam? A resposta é simples: mau atendimento. Apenas um bom produto não é capaz de reter clientes. Questões como uma boa reputação da marca e uso de tecnologia no negócio podem transformar essa situação para o bem da empresa. Confira abaixo cinco dicas para atingir esse objetivo:

Construindo a reputação da marca

São os clientes que constroem a reputação de uma marca. Logo, se você deseja garantir uma boa reputação, invista no relacionamento com o cliente. A reputação envolve, pelo menos, três frentes: produto, atendimento e a credibilidade atrelada a eles. Garanta que a experiência do seu cliente seja melhor do que a história que você contou para atraí-lo e entregue para ele o que foi prometido, assim, a credibilidade será uma consequência. Consumidores satisfeitos compram mais e recomendam seus produtos a outros, gerando lucratividade para sua empresa.

Entenda seu cliente

Você tem um excelente produto, certo? Mas, você entende seu cliente? O mais importante para garantir a satisfação do cliente é conhecê-lo bem e saber o que ele deseja. Por isso, você deve descobrir quais são os hábitos, valores e anseios que o norteiam. Assim, você consegue entender suas necessidades e oferecer os produtos ou serviços que melhor se encaixem no que ele precisa. Com isso, o consumidor, além de ficar satisfeito, perceberá valor naquilo que você entrega.

Faça seu cliente se sentir especial

Invista em atendimento humanizado. É claro que o investimento em soluções tecnológicas para atendimento, como os chatbots, auxiliam e muito a sua equipe, mas é preciso promover um contato humano entre sua empresa e o cliente. Evite respostas eletrônicas automáticas. Além de serem muito impessoais, muitas vezes, elas não respondem com precisão à dúvida que foi formulada. Invista em cartas escritas à mão, brindes personalizados com base nas preferências dos clientes e sugestões de produto com base nas compras anteriores.

Supere as expectativas

A cultura do imediatismo moldou as necessidades do consumidor moderno, que espera ter suas questões respondidas de maneira eficiente o mais rápido possível. Então, como o cliente deve ser o centro do seu negócio, superar as expectativas dele deve ser o seu foco. Uma maneira simples de atender as expectativas do seu cliente é investir em políticas de troca. Quando compram – ou ganham – um produto, os clientes esperam poder trocá-lo caso haja algum problema ou caso desejem algo diferente daquilo que ganharam. Para superar essa expectativa, um prazo maior de troca ou condições diferenciadas para clientes especiais surgem como medidas eficientes que cumprem esse papel.

Use a tecnologia a seu favor

Lembra do que falamos sobre personalização e entender as necessidades do cliente? Use a tecnologia para entregar um atendimento e uma experiência melhores para seu consumidor, já que ela ajuda a coletar e armazenar dados, possibilitando monitorar preferências. Assim, os dados coletados podem ser usados para traçar o perfil dos seus clientes e personalizar materiais especialmente para eles. Com isso, você consegue estruturar seu atendimento de maneira a entregar aquilo que seu cliente espera.
 

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