O varejo paranaense fechou o ano com aumento de 0,54% nas vendas, segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Ainda que tímida, essa ligeira elevação de faturamento interrompe a sequência de perdas por dois anos consecutivos. Em 2016 o volume de vendas havia caído 3,08% e em 2015 a baixa foi de 8,79%.
Os setores que tiveram melhor desempenho no acumulado do ano passado foram móveis decorações e utilidades domésticas (22,77%), lojas de departamentos (13,95%) e calçados (6,95%), concessionárias de veículos (6,25%).
Vendas do Natal
As vendas de Natal foram 0,19% menores do que em 2016, contrariando a expectativa de alta na comparação com o mesmo mês do ano anterior, como vinha ocorrendo deste julho de 2017. As promoções da Black Friday em novembro (cujas vendas foram 3,04% maiores que 2016), motivaram a antecipação das compras de produtos de maior valor agregado, como móveis e eletrodomésticos. De modo geral, o consumidor deixou para dezembro a compra de presentes para familiares e entes queridos, cujo tíquete médio foi 18% menor do que em 2016, conforme apontava sondagem da própria Fecomércio PR.