Uma pesquisa realizada pela Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, mostra a inexistência do serviço de compliance fiscal em 69% dos pequenos escritórios de contabilidade.
O dado contrasta com o fato de o Brasil contar com um dos mais complexos sistemas de impostos e contribuições do mundo.
Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 95% dos negócios de médio e grande porte no Brasil pagam mais impostos do que deveriam.
O levantamento da Assertif revela também que 94% dos pequenos escritórios de contabilidade não possuem especialistas em recuperação de créditos tributários.
“Um especialista pode colaborar com a competitividade fiscal e previdenciária do setor empresarial brasileiro”, explica José Guilherme Sabino, sócio-fundador da consultoria.
A pesquisa foi elaborada pela consulta direta aos portfólios de serviços oferecidos nos websites dos pequenos escritórios associados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.
A amostra foi selecionada em um universo de 42 diferentes firmas de contabilidade que constam do cadastro da instituição.
Com informações da Assetif