Você sabia que é possível indicar a destinação de ao menos parte do imposto que sai do seu bolso? Até o dia 28 deste mês, você pode repassar 6% do Imposto de Renda que você vai pagar em 2019, para instituições assistenciais credenciadas no Fundo para Infância e Adolescência (FIA) ou no Fundo Pró-Idoso.
Ou seja, dinheiro que você enviaria para o governo federal, fica no próprio município, ajuda as entidades que você conhece e confia. Tenho certeza que você não quer fazer parte daquele grupo que reclama e crítica o governo por um lado, mas por outro envia mais dinheiro para Brasília.
O processo para fazer a doação é simples, mas varia de acordo com a cidade. Em Maringá, por exemplo, é possível retirar o boleto bancário na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Av. João Paulino Vieira Filho, 85 – Novo Centro), ou nas entidades habilitadas para captação de recursos.
Para saber o valor da doação, é possível estimar o valor do imposto devido, utilizando o rascunho da declaração do IR, disponível no site da Receita Federal. Outra opção é verificar a média do imposto pago nos últimos anos, tendo assim uma estimativa próxima da realidade.
É importante lembrar que para materializar esse incentivo fiscal, é preciso utilizar o modelo completo da declaração do IR, o formulário que permite diversas deduções legais. Empresas que são tributadas pelo lucro real também podem colaborar, mas o repasse é limitado a 1% do imposto.
Quem não tiver recursos para fazer as doações até o fim deste ano ainda poderá doar em 2019. No entanto, os repasses realizados entre 1º de janeiro e 31 de abril do próximo ano ficam limitadas a apenas 3% do imposto devido.
Não deixe de destinar o recurso por medo de cair na malha. Não existe essa possibilidade por causa da doação.
Se você tem dúvidas em relação ao processo, procure a sua prestadora de serviços contábeis para mais informações.
Doar faz bem!