Cada vez mais o sonho do negócio próprio vem encorajando os brasileiros. E se você tem uma ideia e quer colocar em prática, deve ter a mesma dúvida que muitos: “por onde começar? e Como iniciar o processo e desenvolver um passo a passo para ser um empresário de sucesso?”
O Brasil apresenta uma considerável lacuna na relatividade entre população e empreendimentos ativos que geram impacto na sociedade. Em números absolutos estamos próximos da Alemanha, que por sua vez conta com população próxima a 1/3 da brasileira, portanto proporcionalmente temos muito a crescer neste ponto.
Um dado alarmante do Sebrae mostra que cerca de 30% das empresas não resistem a 1 ano de vida. Grande parte porque não faz um planejamento adequado ao modelo de negócio. E para ir além, sugiro 7 dicas essenciais para quem deseja empreender. Confira:
1. Estruture um plano tributário
Antes mesmo de abrir um negócio, o ideal é procurar um contador. Ele vai informar em qual regime tributário a sua empresa se encaixa, tributos e impostos que serão pagos. Esse é um caminho crucial para a sua empresa. Comece agora: Guia sobre impostos e regimes tributários na prática, disponibilizado pela ContaAzul Patrocinado
Não abra o seu negócio antes desse passo. O contador também pode te ajudar com a montagem da estrutura de apuração e do cronograma de pagamentos e evitar atrasos.
2. Crie e registre sua marca
Sua marca é quem você é. Definir um logo e um nome é essencial, mas é preciso checar se o nome definido já não existe e se já foi registrado anteriormente. Portanto, antes mesmo de criar um site e materiais impressos, o ideal é fazer essa pesquisa no INPI. Se o nome estiver disponível, sinal verde. Se não, você precisará repensar e definir outro.
3. Tenha clareza do seu modelo de negócios
Faça uma avaliação do mercado em que sua empresa estará inserida, avalie riscos, oportunidades e veja se é viável de fato entrar neste negócio. Estude, principalmente, como rentabilizar a empresa e qual a necessidade de investimento inicial e o prazo para atingir o ponto de equilíbrio. Fazer esse planejamento é crucial para ter noção dos estágios de implantação, do capital necessário para investimento e despesas, do retorno sobre o valor investido, entre outros e não entrar em pânico antes da hora.
Estabeleça um modelo mínimo de governança e de controles, tenha o negócio na mão. Não assuma o risco desnecessário de lidar com o desconhecido indefinidamente, construa um modelo onde os dados se convertam em informação útil e estatisticamente estruturada que facilite e agilize a tomada de decisão com maior assertividade. Seja lógico, racional e pragmático nas decisões!
4. Defina quais serão os produtos e serviços iniciais
Entenda como a sua empresa pode ajudar a resolver o problema dos consumidores por meio de produtos ou serviços. Para isso, pesquise como a concorrência faz e como você quer fazer. A partir daí você pode definir seus diferenciais competitivos, criar reforço de sua marca e posicionar as ofertas de acordo com o público-alvo. Mas nada impede que você remodele posteriormente seus produtos ou serviços. Seja flexível e entenda a demanda.
Mapeie a cadeia de suprimentos de seu produto ou serviço, estabeleça e estreite relacionamentos estratégicos que lhe permita diferenciar-se perante a concorrência pela customização, pelo preço, pela agilidade, pela qualidade do produto ou do atendimento etc.
Identifique as competências técnica operacionais essenciais e necessárias a suportar o negócio. Isole aquelas classificadas como comodities e/ou periféricas e avalie a opção de terceiriza-las. Foque no desenvolvimento e capacitação de equipe própria para atender as competências que considere como coração do negócio -“core”- que, estrategicamente deve ser protegida e evoluída constantemente. Aí situa-se boa parte do diferencial competitivo que fará com que seu negócio se estabeleça de forma perene e sustentável.
5. Estude a localização de seu negócio
Nem todos os negócios depende de localização para se instalar. Mas se o seu negócio é um ponto de venda, é crucial estudar a localização, pois cada tipo de segmento funciona de forma diferente. Abrir um quiosque em um shopping ou se instalar em uma rua tranquila, próxima a uma avenida movimentada? A localização é fundamental para se obter sucesso. Se o seu modelo for um sucesso, estude replicá-lo em outras cidades. Nesse caso, considere fazer franquia.
6. Entenda quem são os seus clientes
Após a definição de produtos e serviços, entenda quem são de fato os seus potenciais compradores e quais as melhores formas de se relacionar com ele. Estratifique e defina o perfil ideal de seu potencial cliente, com faixa etária, hábitos de consumo, classe social, localização etc. Desta forma, você também vai conseguir entender o tamanho potencial do mercado em que vai atuar.
Apresentar o seu produto ao mercado de forma eficaz e a um custo compatível com o estágio do negócio, é um outro ponto importante da estratégia para a abertura de uma empresa. Interprete como falar com seu público alvo. Conforme o perfil, defina quais canais e formatos de comunicação devem ser adotados, mensure os resultados e, se necessário, promova os ajustes.
7. Defina o capital inicial a ser investido
Provavelmente você começará o seu negócio com um dinheiro inicial, seja do seu bolso ou por meio de um empréstimo de terceiros. Fique atento a lucratividade nos primeiros meses para não comprometer o fluxo de caixa e se enrolar ainda mais. Evite também considerar o dinheiro da empresa como sendo seu. Separe uma quantia da forma correta e estabeleça um prazo para que receba o retorno investido. Uma outra alternativa é abrir o negócio ao lado de um sócio.
Não existe uma receita pronta para abrir uma empresa de sucesso. Porém, é possível analisar modelos existentes como referência e considerar quais passos você pode dar para diferenciar-se e ser o empreendedor que tanto sonhou.
A resiliência e comprometimento com o objetivo da empresa por parte de toda a equipe é fator crítico de sucesso. Lembre-se que um negócio e tão forte quanto ao elo mais frágil da sua cadeia.