Já pensou em como o pós-venda pode ser uma poderosa ferramenta para fidelização do cliente em seu negócio? Se não, não se preocupe. Por mais que a fidelização de clientes esteja próxima do processo de pós-venda, é um erro comum dar atenção apenas ao momento da venda e depois praticamente se esquecer do cliente.
O processo de pós-venda consiste em manter a interação entre empresa e cliente depois da conclusão do pedido, seja para agradecer a preferência pelos produtos ou serviços da empresa ou mesmo para se colocar à disposição para esclarecer as dúvidas do cliente.
Como o pós-venda se torna uma ferramenta para fidelização de clientes?
Dedicar tempo e atenção ao pós-venda é a melhor forma de despertar no cliente a percepção de um bom atendimento. Talvez ele nem espere por esse contato, o que pode ser ainda mais benéfico para a relação, afinal, o cliente se surpreenderá e certamente se lembrará da empresa quando for fazer uma nova compra. Sendo assim, um gesto simples de atenção pode ser determinante para sua empresa realizar uma nova venda no futuro.
Para te auxiliar a usar o pós-venda como uma excelente ferramenta para fidelização de clientes, trouxemos 6 dicas:
1. Envie e-mails
O e-mail é uma opção muito eficaz quando o assunto é pós-venda. Além de exigir baixo investimento, é mais conveniente para o cliente, já que ele poderá abrir sempre que tiver tempo livre.
Por e-mail, a sua empresa pode pedir uma avaliação do atendimento e da experiência de compra e apresentar os contatos caso ele precise esclarecer dúvidas ou realizar trocas, por exemplo.
2. Faça ligações
Os contatos por telefone demonstram um interesse maior da empresa em estreitar o relacionamento com o cliente. No entanto, é muito importante observar os momentos adequados para realizar essas ligações ou essa ação pode ter efeito contrário. Se o cliente atender ao seu telefonema em uma situação inapropriada, pode ser que crie uma imagem inconveniente para a sua empresa.
Portanto, reserve os contatos por telefone para situações especiais, como no aniversário do cliente, para apresentar alguma novidade ou até mesmo para oferecer algum desconto, por exemplo. Além disso, as ligações podem ser uma boa ferramenta para se desculpar quando houver algum problema, pois demonstram maior preocupação por parte da empresa.
3. Envie novidades pelo WhatsApp
Atualmente, muitas pessoas utilizam o WhatsApp como ferramenta de trabalho. Afinal, as pessoas estão o tempo todo conectadas e, no dia a dia corrido, acabam checando o aplicativo entre uma demanda e outra.
Portanto, enviar uma promoção ou informar sobre alguma novidade do seu negócio, são geralmente práticas bem aceitas. O que não pode ser feito, de jeito nenhum, é mandar conteúdo irrelevante para o seu cliente pelo WhatsApp.
Mantenha uma relação próxima, se apresente, pergunte se o cliente gostaria de manter esse novo canal de comunicação e sempre o deixe à vontade para sair do grupo, caso ele não tenha interesse em receber as novidades pelo celular.
4. Apresente novas opções de compras
Uma boa ação de pós-venda exige que a empresa mantenha contato constante com o cliente. Isso significa que é importante oferecer opções de compra continuamente, de acordo com os interesses dele.
Sua empresa está lançando um produto relacionado às preferências do cliente? Avise-o. Produtos ou serviços complementares estão com desconto? Envie um e-mail. Faça uma ligação. Envie uma mensagem no WhatsApp. Você também pode calcular o tempo médio de consumo do produto que o cliente comprou e oferecer promoções no momento certo para que ele faça uma nova compra de reposição. Cupons de descontos exclusivos também são ótimas maneiras de incentivar compras e fidelizar clientes.
5. Ofereça mais do que produtos ou serviços
Seu cliente não pode ter a impressão de que a sua empresa só quer lucrar em cima dele. Por isso, você deve oferecer mais do que os seus produtos ou serviços. Ofereça também dicas que estejam relacionadas ao que a sua empresa faz.
Por exemplo, se a sua empresa comercializa produtos para festas, ofereça dicas de como montar a decoração, quais temas são tendência, quais são as novidades do mercado, entre outras opções. Se o uso dos seus produtos exige conhecimentos específicos, também é interessante enviar ao cliente um manual e dicas para usá-los com mais facilidade.
6. Invista em um ERP
Um ERP é a ferramenta ideal para ajudar a sua empresa no pós-venda. O software de gestão permite que você tenha um cadastro detalhado sobre seus clientes, não apenas com os seus contatos e dados pessoais, mas também com o registro de todo o histórico: compras realizadas, trocas efetuadas, descontos concedidos, entre outras informações.
E as vantagens da implantação de um ERP não se restringem ao pós-venda. Com ele, você tem melhor controle sobre as áreas de compras, vendas, precificação, estoque, financeiro, pessoal, comissionamento e outras que sejam necessárias à sua atuação.
Com processos automatizados, a empresa consegue dedicar mais tempo às ferramentas para fidelização de clientes, mantendo um relacionamento mais próximo deles. Um bom atendimento de pós-venda ainda pode contribuir para trazer clientes por meio do marketing boca a boca. Afinal, clientes satisfeitos sempre indicam a empresa.
Ao contrário do que muitos pensam, a implantação de um ERP não é uma boa prática apenas para grandes empresas. Essa tem sido uma solução adotada também por pequenos negócios, considerando as tantas facilidades e melhorias que os sistemas de gestão proporcionam.