Uma das maiores competições esportivas do planeta está em andamento. A Copa do Mundo de futebol, realizada na Rússia, vai terminar no dia 15 de julho e, até lá, irá mobilizar bilhões de torcedores em todos os continentes.
Para os comerciantes, é hora de colocar o planejamento feito no início do ano em prática, aproveitar as oportunidades e incrementar as vendas em torno das partidas.
A cartilha de uma boa gestão de negócios sempre pede a elaboração de estratégias antecipadas para conseguir bons resultados em datas sazonais e especiais.
Entretanto, essa é apenas a primeira medida. Quando o evento começa, o empresário precisa monitorar constantemente suas ações para ver se estão de acordo com o que seu público-alvo espera e deseja – ainda mais na Copa do Mundo, competição que dura um mês e que influencia diretamente no humor dos torcedores.
Confira cinco tópicos que as pequenas e médias empresas podem adotar durante os jogos na Rússia:
Revise o seu posicionamento constantemente: o sucesso, ou o fracasso, do seu negócio durante a Copa do Mundo vai depender do planejamento que você elaborou antes da competição esportiva. Contudo, é preciso ficar atento ao desenrolar dos jogos para identificar oportunidades de novas campanhas de marketing ou negócios. São trinta dias de jogos, ou seja, muita coisa pode mudar nesse período e você precisa estar antenado com todas as novidades.
Acompanhe os sentimentos do público: é um evento que mexe com o lado emocional do consumidor e, de um modo geral, o brasileiro gosta de acompanhar e torcer pela seleção. Assim, é uma ótima chance para a marca se associar a este momento especial e criar um elo com seus clientes que vai além da relação entre compra e venda. Para isso, é importante monitorar o clima que o torneio oferece. A empolgação da vitória, a expectativa pelos jogos ou até mesmo a tristeza de uma derrota podem render boas oportunidades.
Identifique produtos e serviços em alta: há setores que, mesmo com pouco esforço, conseguem aumentar suas vendas durante a Copa do Mundo, como bebidas e alimentação. Outros precisam pesquisar mais e encontrar itens em seu portfólio que tenham mais apelo com a competição e a seleção brasileira. Observe o desempenho de vendas dos seus produtos nos primeiros dias e verifique quais demonstram maior aderência e podem ter estratégias diferenciadas nos próximos dias.
Fidelize seu público: se o planejamento inicial deu certo e você conseguiu aumentar as vendas na primeira semana, que tal fidelizar esse cliente e garantir que ele continue comprando depois da competição esportiva? Faça ações de fidelização com a temática do futebol, como bolões ou promoções especiais (um desconto a cada gol do Brasil ou a cada vitória), e capriche no atendimento. Mostre a esse novo público que sua marca é de qualidade.
Prepare-se para demandas especiais: a Copa do Mundo é um evento a parte e, portanto, exige uma preparação maior para atender a demanda dos consumidores em períodos diferentes dos que você está habituado. Isso implica dizer, por exemplo, que alguns dias serão bem mais movimentados do que outros e seu balanço de vendas normalmente irá oscilar. Atente-se a isso e garanta que, no fim, você também tenha um saldo positivo.