Investimento não é loteria, nem sorte. Seja você um investidor conservador ou que aceita tomar mais risco, é necessário permanecer municiado de informações. Somente assim, você conseguirá escolher o investimento que se adeque ao seu perfil.
Mas, para garantir um bom rendimento é necessário ir além. Escolher bem, diversificar e esperar com disciplina também são mandamentos essenciais no mundo dos investimentos.
"Não temos a menor ideia de quanto tempo as altas vão durar nem sabemos o que mudará as atitudes do governo, dos emprestadores e dos compradores que as alimentam", afirma o lendário investidor Warren Buffet em seu livro Lições do maior de todos os investidores.
"Sabemos apenas que, quanto menor for a prudência alheia na condução de seus assuntos, maior deve ser a nossa", conclui.
Porém, na hora de investir, a prudência, destacada por Buffet, é acompanhada de outras três virtudes que todos os investidores devem ter. Confira abaixo:
Conhecimento
"O risco está em não saber o que você está fazendo", lembra Buffett.
Investir não é depositar dinheiro num cofre e esperar que ele renda milagrosamente. É necessário saber ao máximo sobre as aplicações e ver qual delas se encaixa mais em seu perfil e objetivo.
Ter conhecimento é mais fácil do que parece. Visando fornecer educação financeira para os investidores, a Easynvest, uma corretora 100% digital, possui um canal no YouTube, onde há diversos vídeos sobre todas as modalidades de investimento. Dessa maneira, os clientes podem se informar e adquirir uma das principais virtudes para investir.
Planejamento
Ter um objetivo é fundamental para quem quer investir.
É pensando nesse objetivo que o planejamento será definido. Valor mensal a ser aplicado, prazo que irá deixar seu dinheiro investido e liquidez. Todas essas questões serão definidas conforme sua meta.
Paciência
Promessas de investimentos que dão retorno rápido, alto, garantido e sem riscos são as maiores roubadas em que um candidato a investidor pode se meter.
Em uma aplicação confiável, a remuneração irá depender não apenas do valor que está aplicado, mas também dos juros que incidem sobre juros. Ou seja, quanto maior o tempo de investimento, maior será o rendimento da aplicação.